edelma-eusebio-pompoarismo

É só apertar? Especialista explica detalhes do pompoarismo e os benefícios para a saúde da mulher

Publicado em Sexo e saúde

Entenda como funciona a prática que pode auxiliar as mulheres a chegarem mais rápido ao orgasmo (e até alcançar orgasmos múltiplos!)

Por Cecília Sóter — O pompoarismo é uma técnica antiga derivada do tantra (tradições esotéricas do hinduísmo e do budismo) que trabalha a musculatura pélvica. Ele surgiu na Índia e aperfeiçoado na Tailândia, mas foi o ginecologista alemão Arnold Kegel que popularizou a prática. O médico foi responsável por uma série de pesquisas sobre a musculatura pélvica nos anos 40 que foram evoluindo ao pompoarismo praticado atualmente.

O Correio conversou com a pompoarista Delma Eusébio, que atua na área de sexualidade há 13 anos, para entender como a técnica funciona, quais os benefícios e como podemos praticá-lo.

Delma explica que a técnica consiste na contração e relaxamento dos músculos do assoalho pélvico. “Eles funcionam como qualquer outro músculo do nosso corpo, então se eu não fortaleço ele fica flácido, eu tenho alguns problemas, como incontinência urinária e excesso de flatos vaginais durante o sexo”.

A pompoarista chama esse conjunto de atividades de exercícios da força íntima. “Porque trabalhamos toda a nossa região íntima quando fazemos os exercícios da musculatura pélvica”, explica.

Benefícios do pompoarismo

Os benefícios do pompoarismo são inúmeros, quando feito com acompanhamento de um profissional, proporcionam saúde física e sexual para quem o pratica. Entre os principais estão:

  • Aumenta a consciência corporal;
  • Alivia das cólicas menstruais;
  • Previne a constipação intestinal;
  • Ajuda a gestante na preparação do parto e na recuperação pós-parto;
  • Previne infecções na região íntima;
  • Diminui a incontinência urinária;
  • Previne os sintomas da menopausa;
  • Fortalece os músculos do assoalho pélvico;
  • Proporciona maior prazer no sexo;
  • Auxilia a chegar mais rápido ao orgasmo;
  • Possibilita à mulher orgasmos múltiplos
  • Aumento da libido;
  • Regula a menstruação;
  • Diminui a dor na hora da penetração causada por vaginismo ou dispareunia.

Como praticar o pompoarismo

Delma conta que o pompoarismo pode ser praticado com e sem acessórios. Ela ressalta, no entanto, que para fazer os exercícios com o auxílio de apetrechos, é essencial o acompanhamento de um profissional. 

“Para o exercício com acessório você precisa ter um cronograma de treino específico e auxílio de um profissional. Isso porque é necessária uma orientação, é preciso saber usar o objeto corretamente, para que o que deveria trazer benefícios, não se torne em um malefício”, destaca, fazendo um paralelo com ir à academia sem ter um professor para auxiliar.

Para os exercícios com acessórios ela indica o ben wa (um conjunto de “bolinhas” ligado por um fio), o cone e o vibrador personal.  “Existem outros acessórios, mas que na minha opinião, não são tão interessantes e esses três são os mais importantes e os que realmente trazem resultados”, pontua a profissional.

Este slideshow necessita de JavaScript.

Exercícios para fazer em casa

A prática dos exercícios da força íntima é fácil e pode ser feita em qualquer lugar. Delma explica que no método que ela aplica usa-se três tipos de forças:

Força 1

Na força “um” faz a contração da entrada da vagina. “Sabe quando você vai colher urina para um exame, que você descarta o primeiro jato e usa o segundo? Então, a primeira força é exatamente essa contração que se faz para cortar o xixi”, elucida. 

Força 2

Na força “dois” contrai a entrada da vagina e os glúteos. “Eu vou colocar o glúteo para dentro, e contraindo o glúteo eu vou estar contraindo também a minha musculatura anal”.

Força 3

A força “três” contrai a entrada da vagina, contrai o glúteo e contrai o abdômen. “Ou seja, eu vou contrair tudo que eu puder, toda a minha região íntima.”

Delma explica que quando se faz essas contrações, automaticamente está contraindo a musculatura pélvica e consequentemente vai criando força e consciência corporal.

Para iniciar você deve fazer contração da força 1, 2  e 3. Contraiu tudo, segura 10 segundos. Depois relaxa devagar quando chegar no 10, descansa 30 segundos e faz mais duas vezes.

“São três séries de 10 segundos para começar.  Depois vai aumentando gradativamente. É essencial que o exercício seja feito todos os dias para que você perceba o resultado e vá aumentando o tempo das contrações”, ressalta Delma.

Contraindicações

Embora o pompoarismo traga muitos benefícios, existem alguns casos que devem ter mais cautela e por isso é recomendado a consulta com um médico antes da prática. São eles:

Inflamações e infecções

Quem estiver apresentando algum tipo de inflamação ou infecção, deve evitar praticar a técnica a fim de evitar complicações futuras.

Na gestação

Não é recomendado fazer exercícios de contrair e relaxar a musculatura íntima nos três primeiros meses de gestação porque pode provocar perda fetal.

Se interessou? A pompoarista Delma Eusébio está com inscrição aberta para um curso online e gratuito sobre a ginástica íntima. Clique aqui e se inscreva.