Marcar hora para transar? Confira vantagens e desvantagens do hábito

Publicado em Falando daquilo

Você marca horário para transar? Mônica Martelli e Sabrina Sato falaram, recentemente, que colocam na agenda dia e horário para fazer sexo com o parceiro.

Segundo a apresentadora Sabrina Sato, ela era adepta do hábito com o ex-marido Duda Nagle por conta da vida corrida dos dois. “Gosto de planejar. Eu marcava hora quando era casada, achava importantíssimo. Era toda quinta às 19h”, disse durante programa Sobre Nós Dois, da GNT.

Já para atriz Mônica Martelli, ter hora marcada para o sexo é uma maneira de cuidar do relacionamento. “A gente, quando está casado, quando está na convivência diária, tem uma tendência a adiar o afeto, adiar o amor, o encontro… Você marca um dia de encontro, eu acho que é pensar e cuidar da relação, porque a gente marca dia para buscar filho na escola, para ir ao médico, para fazer terapia. Por que não pode marcar um dia para ter um encontro?”, refletiu.

Ao Blog Daquilo, a sexóloga Alessandra Araújo explica que o hábito de marcar um horário específico para fazer sexo pode ser saudável para algumas pessoas, mas não para outras. O que deve ser levado em conta são as preferências individuais e a dinâmica do relacionamento.

Ela pontua que conversar sobre marcar um horário específico para fazer sexo pode ser uma parte importante da comunicação em um relacionamento. A especialista destacou vantagens e desvantagens do hábito. Confira:

Vantagens de marcar um horário para o sexo:

  • Consistência: Marcar um horário pode ajudar a garantir que o sexo seja uma parte regular da vida do casal, o que pode ser benéfico para manter a intimidade e a conexão emocional.
  • Antecipação: Saber que haverá um momento reservado para o sexo pode criar uma sensação de antecipação, o que pode ser emocionante para alguns casais.
  • Redução da pressão: Em alguns casos, marcar um horário pode reduzir a pressão sobre o sexo espontâneo, tornando-o mais relaxado e menos estressante.

Desvantagens de marcar um horário para o sexo:

  • Perda de espontaneidade: Para algumas pessoas, marcar um horário pode parecer artificial e retirar a espontaneidade do sexo.
  • Pressão adicional: Se os horários se tornam rígidos demais, pode criar pressão adicional para o desempenho sexual, o que pode ser prejudicial.
  • Falta de conexão emocional: Se o sexo for apenas uma tarefa a cumprir em um horário determinado, isso pode prejudicar a conexão emocional e a intimidade.

“É importante que você e seu parceiro(a) tenham uma comunicação aberta sobre suas preferências e necessidades. Algumas pessoas acham útil ter um equilíbrio entre momentos de sexo espontâneo e momentos em que o sexo é planejado. O mais importante é que ambos se sintam confortáveis e satisfeitos com a dinâmica sexual em seu relacionamento”, diz a especialista.

“Se você tiver preocupações sobre sua vida sexual ou achar que isso está causando problemas em seu relacionamento, considerar a consulta a um terapeuta sexual pode ser benéfico. Eles podem fornecer orientação personalizada com base em sua situação específica”, aconselha Alessandra.