Mensagem
Há verbos que adoram pregar peças. Um deles é assistir. O danadinho tem uma cara e dois significados. Quem não sabe disso passa apertos. Diz uma coisa. Mas quer dizer outra. Acontece com ele mais ou menos o que aconteceu com o patrão e o empregado. Conhece a história?
***
O patrão pede ao empregado: — Me dá um cigarro? Dali a pouco: — Me dá um cigarro? Mais uns minutinhos: — Me dá um cigarro? O empregado, vendo o estoque se esvair, olha firme para o filador e diz: — O senhor está fumando muito. O cara de pau despreocupa o empregado: — Eu fumo, mas não trago. – Pois devia trazer.
***
Com o assistir também ocorre confusão de significados. Você é freguês do verbo traiçoeiro? Na dúvida, faça o teste. Leia as frases com cuidado. As que merecerem nota mil, brinde-as com o V, de verdadeiro, nos parênteses. As que não estiverem com nada, assinale-as com um baita F, de falso. Depois, marque a sequência pra lá de certa.
a. Assisti à sessão das sete. b. O governo assiste com remédios e alimentos aos flagelados das chuvas. c. Mais de um milhão de paulistanos assistiram ao show do Roberto Carlos nos festejos dos 450 anos de São Paulo. d. Ontem, não assistimos à estréia da novela ®MDUL¯A cor do pecado, na Globo.
a. F, V, V, V b. V, F, V, V c. V, F, F, V d. V, V, F, V Marcou a letra b? Pra lá de certo. Com você, o verbo assistir não arma ciladas. Preferiu outra opção? Xô, bobeira! Você misturou alhos com bugalhos. Quer ver?
***
Nas opções a, c e d, assistir tem o sentido de presenciar, estar presente. Aí, é transitivo indireto. Exige a preposição a.
Veja outros exemplos:Assisti à festa de aniversário de São Paulo.A que show você vai assistir? Eu vou assistir ao show de Maria Rita.Eles não assistiram à aula em que o professor falou em crase. Estão, por isso, cheios de dúvidas.
***
Teste
A regência do verbo assistir merece nota mil na frase: a. Lula não vai assistir a posse dos novos ministros. b. Lula não vai assistir à posse dos novos ministros.
A resposta? É a b.