Por que uma negociata é chamada de “um panamá”? Na medida em que se prolongava a indecisão de um acordo prévio entre os EUA e a Grã-Bretanha para a construção do canal do Panamá pois o Reino Unido se mostrava desinteressado em envolver-se numa obra daquele vulto, o engenheiro francês Ferdinand de Lesseps, construtor do canal de Suez, obteve do governo da Grã-Colômbia, em 1879, a concessão para a construção.
Infelizmente, após uma série de erros técnicos, a empresa de Lesseps faliu 10 anos depois, sem nenhum resultado, depois de ter consumido 250 milhões de dólares dos acionistas (primeiro “panamá”).
Em 1894, um engenheiro da antiga empresa de Lesseps fundou a Compagnie Nouvelle du Canal de Panama para se encarregar da massa falida bem como tentar vender o espólio a algum comprador.
O presidente dos Estados Unidos, Theodore Roosevelt, percebendo as vantagens estratégicas de dar começo a uma grande construção cortando o istmo, não hesitou, pagando 40 milhões de dólares pelas ações da antiga companhia francesa falida. Um bom negócio. Um segundo “panamá”.
(Colaboração de Roldão Simas Filho)