Três diquinhas

Publicado em Geral

    Velha cilada
  “Vão ser colhidas 12 milhões de caixas de tangerina”, disse o repórter. Falava da supersafra da fruta em São Paulo. Sem perceber, caiu em velha cilada da língua. Milhão é substantivo masculino. Colhido tem de concordar com ele. Assim: Vão ser colhidos 12 milhões de caixas de tangerina. 
 
  Novo vilão
  O vilão do momento? É o sal. Ele tomou o trono do ovo. E desbancou o café. Não é pra menos. O tempero responde pela pressão alta. “Xô”, ordenam os médicos. Manjericão, salsa, alecrim, coentro e outros temperos driblam a exigência do paladar. “Eles mantêm o mesmo sabor do sal?”, pergunta o cliente curioso. Bobeou. Manter o mesmo é baita pleonasmo. Só se mantém o mesmo. Basta “mantêm o gosto dos alimentos”.
  Se não é o mesmo, outro verbo pede passagem: Eles mudam o gosto dos alimentos? Eles alteram o gosto dos alimentos? Eles deturpam o gosto dos alimentos?
 
    Ficou melhor
  Viva! Pesquisadores descobriram o caminho de tornar a mortadela mais saudável. A delícia terá menos gordura. Os paulistas comemoraram. Em primeiro lugar, porque adoram a italianinha gostosa. Em segundo, porque, doravante, ninguém mais escreverá “mortandela”. Na tentação, os desavisados vão parar e pensar. O embutido ficou mais leve. A letra penetra pesa. Xô!