Singular ou plural?

Publicado em Geral

“Vem um partido novo com bastante adesões”, disse o repórter ao comentar a criação do PSD. Ops! A criatura engendrada pelo prefeito de São Paulo não deixou por menos. Fez estragos nas demais agremiações e afetou a língua. Bastante serve de exemplo.

O trissílabo pode ser advérbio ou adjetivo. O advérbio modifica o adjetivo o verbo ou o próprio advérbio. E, como os demais advérbios, é invariável. Não tem feminino, masculino, singular ou plural: A noiva me pareceu bastante serena. A criança dormiu bastante, mais do que o habitual. Em Brasília, come-se bastante bem.

O adjetivo modifica o nome. Subalterno, concorda com o substantivo a que se refere. É o caso da frase do repórter: Vem um partido novo com bastantes adesões. Ao longo da vida, leu bastantes livros. Preste, por favor, bastante atenção.

Dica: na dúvida, apele para o troca-troca. Substitua bastante por muito. Se o dissílabo se flexionar, o trissílabo vai atrás. Se se mantiver invariável, idem: A noiva me pareceu bastante (muito) serena. Vem um novo partido com bastantes (muitas) adesões.