O Brasil acordou tricolor na segunda-feira. Sim, o time do São Paulo é tri duas vezes: nas cores que usa e nos títulos brasileiros consecutivos que conquistou. Foram três: 2006, 2007 e 2008. Mas tem muito são-paulino tirando onda e dizendo que eles comemoram mais troféus. Afinal, a equipe do Morumbi já havia levado também os campeonatos de 1977, 1986, 1991. Ou seja, eles são hexacampeões.
Mas o futebol não trouxe só alegria no fim de semana. Um dos clubes com maior torcida no país, com maior tradição, o Vasco caiu para a Série B. Para ter uma idéia da grandeza cruzmaltina, a equipe carioca também tinha vencido o caneco em 1974, 1989, 1997 e 2000: era tetracampeão.
É isso. A cada conquista, o time ganha um prefixo novo. É importante escrever os avanços como manda o figurino. Você sabe qual é a forma correta? Então marque a opção pra lá de certa:
a. bicampeão, tricampeão, tetracampeão, pentacampeão, hexacampeão
b. bi-campeão, tri-campeão, tetracampeão, pentacampeão, hexacampeão
E daí?
Escolheu a letra a? Acertou. O prefixos que indicam vezes nunca aceitam hífen.
Cadê os outros?
Bicampeão é duas duas vezes campeão. Tricampeão, três vezes. Tetracampeão, quatro vezes. Pentacampeão, cinco vezes. Hexacampeão, seis vezes. E depois? Numere a segunda coluna de acordo com a primeira:
1. heptcacampeão
2. decacampeão
3. octacampeão
4. nonacampeão
5. dodecacampeão
6. hendeca
*
( ) sete vezes
( ) oito vezes
( ) nove vezes
( ) dez vezes
( ) onze vezes
( ) doze vezes
Acertou?
Se você numerou 1, 3, 4, 2, 6 e 5, acertou. Vá em frente.