Regras de ouro do estilo (4)

Publicado em Geral

Quem quer? Todos querem emprego público. A concorrência cresce dia a dia. Muitos viraram profissionais de disputas. São os concurseiros. Eles sabem que não basta estudar o conteúdo de ponta a ponta. Boa parte dos candidatos o faz. Impõe-se sobressair. É aí que entra a redação. O texto tem a palavra final: diz quem entra e quem fica de fora.

O blogue dá uma ajudinha à turma pra lá de esforçada. Oferece dicas que tornam o estilo claro, ágil e prazeroso. Três regras de ouro sintetizam o caminho a ser percorrido pra concretizar o sonho. Uma: menor é melhor. Outra: menos é mais. A última, tão importante quanto: variar pra agradar. Em posts anteriores, começamos a desvendar os mistérios da primeira norma. Continuemos.

Menor é melhor

Palavras curtas são preferíveis às longas. Palavras simples, às pomposas. Essa foi a primeira dica. Períodos também entram na jogada. A frase curta tem duas vantagens. De um lado, contribui pra reduzir o número de erros. (Vírgulas, conjunções, correlações verbais oferecem menos desafios.) De outro, torna o texto mais claro. Clareza, vale lembrar, é a maior qualidade do estilo.