Regras de ouro do estilo (11)

Publicado em Geral

Seis por meia dúzia (2)

2. Troque orações adjetivas por adjetivos: O banco financia agricultores que plantam café. (O banco financia cafeicultores.) Roupas com as cores que estão na moda vendem bem. (Roupas com cores modernas vendem bem.) Os alunos que estudam tiram boas notas. (Os alunos estudiosos tiram boas notas.)

3. Troque perguntas indiretas por perguntas diretas: Gostaria de saber se você vai viajar. (Você vai viajar?) Não tenho certeza se ele vai participar da reunião. (Será que ele vai participar da reunião?) Quero que me informe quando chegará a encomenda. (Quando chegará a encomenda?)

4. Troque oração substantiva por substantivo: Exigimos que o servidor seja punido. (Exigimos a punição do servidor.) O aluno pede que o professor o desculpe. (O aluno pede desculpas ao professor.) O deputado pediu que o filho fosse admitido. (O deputado pediu a admissão do filho.)

5. Troque pronomes compridões por curtinhos: Aquele que fala muito dá bom-dia a cavalo. (Quem fala muito dá bom-dia a cavalo.) Aquilo que é escrito sem esforço é lido sem prazer. (O que é lido sem esforço é lido sem prazer.) Sigam-me aqueles que forem brasileiros. (Sigam-me os que forem brasileiros. Siga-me quem for brasileiro.)

6. Troque o futuro pelo presente: Vai viajar no fim do ano. (Viaja no fim do ano). Escreverei o texto até o fim da semana. (Escrevo o texto até o fim da semana.) Vamos sair logo, logo. (Saímos logo, logo.).