Menos é mais (2)
Dois verbos entram em cartaz — cortar e trocar. Cabe ao autor lipoaspirar os excessos — artigos, substantivos, pronomes, adjetivos, locuções que engordam a frase. A língua, como as pessoas, adora a elegância. Pra atingir a forma nota 10, submete-se a dietas e bisturis. Melhor: com alegria, sem gemer ou reclamar. O blogue exercitou as tesouradas nas gorduras. É a vez, agora, do troca-troca. Vamos lá?
Seis por meia dúzia
1. Troque locuções. Que bicho é esse? São duplinhas ou trios que fazem as vezes de substantivo, verbo, adjetivo, preposição, conjunção. Quer ver?
1.1. Locuções prepositivas: A carta está embaixo do travesseiro. (A carta está sob o travesseiro.). Pôs os pratos em cima da mesa. (Pôs os pratos sobre a mesa.) Falou a respeito do patrimônio público. (Falou sobre o patrimônio público.) Em face do exposto, teria condições de tomar a decisão. (Ante o exposto, teria condições de tomar a decisão.)
1.2. Locuções conjuntivas: Trabalha muito, de maneira que recebe bom salário. (Trabalha muito, logo recebe bom salário.)
1.3. Locuções verbais: Pôr ordem nos livros espalhados pela casa. (Ordenar os livros espalhados pela casa.) Fazer uma viagem (viajar). Ver a beleza do quadro (admirar o quadro). Pôr moeda em circulação (emitir moeda).
1.4. Locuções adjetivas: material de guerra (material bélico), criança com educação (criança educada), água própria para beber (água potável).