Dad Squarisi
Redação é habilidade. Joga no time da natação, do salto, da corrida. A gente só se torna campeão nas águas se treinar. Só salta como Maurren Maggi se praticar. Só corre 10km em 20 minutos se se exercitar. Só escreve um texto nota 10 se escrever muito e sempre. A ordem é treino, treino, treino.
O treino faz bruxarias. Acorda palavras adormecidas. Estimula estruturas enferrujadas. Cria intimidade com os temas. Convoca argumentos perdidos. Fixa grafias ardilosas. Melhor: planta confiança e espanta o medo. Adeus, mãos geladas. Adeus, coração disparado. Adeus, baldes de suor.
Sobre o que escrever? Sobre qualquer assunto. Você pode fazer o resumo do noticiário da tevê. Comentar uma nota do jornal. Criticar cena da novela. Elogiar o corte de cabelo da amiga. Sugerir ao governador medidas para tornar a cidade mais limpa. Ou mais segura. Ou mais bonita.
Ninguém precisa corrigir. Escreva e jogue no lixo ou guarde numa pasta. Em um mês de treino, oba! Você será outro. Com o medo chutado para escanteio, deite e role. Mostre seu texto para o professor. Peça-lhe sugestões. Lembre-se: é sempre possível melhorar.
Regra de ouro: seja natural. Imagine que o leitor esteja a sua frente ou ao telefone conversando com você. Fique à vontade. Espaceje suas frases com pausas. Sempre que couber, introduza uma pergunta direta. Confira a seu texto um toque humano. Você escreve para pessoas – gente igualzinha a nós.