rascuno

Publicado em Geral

Leitor pergunta
    Vou ao restaurante e peço um prato ®MDUL¯à la carte. Com crase?
Roberto Carlos, Olinda
    Pra lá de certo. A expressão é francesa. Pede o grampinho.
®MDUL¯***
    Em diversos pontos da cidade, outdoor proclama: “Aluno senta na cabeceira da mesa”. Ele deveria sentar-se à cabeceira da mesa, não?
J.R.Ladeira, Brasília
    Claro que sim. Na cabeceira quer dizer em cima da cabeceira. Gente educada não faz isso. Põe copos e pratos na cabeceira da mesa e senta-se à cabeceira.
***
    Eis o texto da capa da ®MDUL¯Veja: “O jogo do capitalismo global criou novas oportunidades de progresso mas, para a maioria dos países em desenvolvimento, a prosperidade continua apenas uma promessa”. Aprendi que, antes das orações iniciadas por mas, a vírgula é obrigatória. Cadê ela? A revista cochilou?
João Celso Neto, Brasília
    Bancou a Bela Adormecida. Você está pra lá de certo.®MDUL¯ O mas, quando liga orações, exige vírgula antes: ®MDUL¯A Seleção se esforçou, mas não convenceu. Trabalho muito, mas ganho pouco. Estudei, mas não passei no vestibular.
    A vírgula depois®MDUL¯ tem vez? Tem. Mas o ®MDUL¯mas não tem nada com isso. No caso, o sinalzinho separa um termo deslocado. ‘Para a maioria dos países em desenvolvimento’ mudou de lugar. As vírgulas denunciam o vaivém. Se a oração estivesse na ordem direta, o sinalzinho cairia fora: ®MDUL¯O jogo do capitalismo global criou novas oportunidades de progresso, mas a prosperidade continua apenas uma promessa para a maioria dos países em desenvolvimento. ®MDUL¯