Você embarca na confusão? Antes de responder, faça o teste. Marque a frase certinha da silva:
Com a derrota do time, os flamenguistas ficaram com a moral baixa. Com a derrota do time, os flamenguistas ficaram com o moral baixo. E daí?
Marcou a letra b? Viva! A juventude dificilmente fala em moral. Rapazes e moças preferem dizer astral. Há pessoas que têm alto astral. Outras, baixo astral. É o mesmo que o moral. No masculino, a dissílaba indica estado de espírito, disposição de ânimo.
Eis exemplos: Com a vitória da escola, o moral dos foliões foi pras alturas. Ao ver o filho preso, o moral dos pais despencou. Depois da derrota, os jogadores ficaram com o moral baixo. O técnico foi ao vestiário para animá-los. Mas não conseguiu. Eles mantiveram o moral no chão. A moral
A meninada anda impaciente. Quando ouve bronca, sai com esta:
— Ih! Lá vem lição de moral.
A lição de moral é norma de conduta, moralidade, jeito de se comportal. É coisa de mãe. No caso, ó o feminino (a moral) tem vez:.
Aprecie: A moral nacional depende da cultura de cada povo. Você sabe qual a moral da fábula “A raposa e as uvas”? Afinal, aonde você quer chegar? Qual a moral da história? É isso. Você fala em astral? Dê vez ao masculino (o moral). Você fala em lição de moral? O feminino pede passagem (a moral).
Teste
A frase que merece nota mil é:
a. A moral da fábula “O lobo e o cordeiro” é pra lá de conhecida: contra a força não há argumentos.
b. Paulo, ao ver o resultado do vestibular, ficou com a moral lá no alto. Pudera! Foi o segundo colocado no curso de medicina.
Resposta
Marcou a letra a? Superbom. Tão bom quanto um sorvete com calda quente de chocolate. No sentido de norma de conduta, moral é feminina sim, senhor.