Propina? A danadinha nasceu no latim. Lá, é gente boa. Significa dádiva, agrado. Em espanhol quer dizer gorjeta. Aqui também. Mas virou sinônimo de gorjeta ilícita. Não se dá para premiar a gentileza de garçons, cabeleireiras ou taxistas. Mas para obter favores escusos. Xô!
Propinoduto
Não deu outra. A rede de arrecadação de propinas montada em diferentes setores da administração movimentou o Congresso. Parlamentares aprovaram uma comissão parlamentar de inquérito, mais conhecida por CPI. Os do contra tentaram impedir o avanço da iniciativa. Um dos argumentos: há muitas CPIs na fila. Não conseguiram. Mas suscitaram discussão técnica. Os taquígrafos ficaram na dúvida: sigla tem plural? Tem. Um essezinho no final das letrinhas responde à questão: PM (PMs), UTI (UTIs), Emater (Ematers).
Olha a regra
A grafia das danadinhas tem regra? Tem. É fácil como tirar bala de criança. Só em dois casos as grandonas têm vez:
1. se a sigla tiver até três letras: Organização das Nações Unidas (ONU), lesão de esforço repetitivo (LER), Caixa Econômica Federal (CEF).
2. se as letras forem pronunciadas uma a uma: Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) Nos demais casos, só a primeira maiúscula: Fundação Nacional de Saúde (Funasa), Museu de Arte de São Paulo (Masp), Instituto de Pesquisa Aplicada (Ipea).