Pergunta curiosa

Publicado em Geral, Leitor pergunta

Os temas mais interessantes vêm dos leitores. Curiosos, eles querem mais do que o blogue oferece. Fazem, então, o que deve ser feito. Perguntam ou apresentam sugestões. A participação é pra lá de bem-vinda. É o caso do Paulo Roberto. Apaixonado pelo céu, ele passeia por estrelas, planetas e constelações. Numa das viagens, estacionou na Via Láctea. Pintou baita curiosidade. Por que a Via Láctea se chama Via Láctea?

Resposta surpreendente

Com a palavra, a mitologia grega. A resposta tem tudo a ver com Hércules. Ele veio ao mundo com o destino traçado. Seria o maior herói do pedaço. Zeus, o pai, era imortal. A mãe, Alkmena, morria como todos nós. Resultado: o garotão era semideus — com um pé lá e outro cá. Pra ficar eternamente vivo, precisava tomar o leite de uma imortal. Zeus, então, bolou um plano.

Fez que Hera, sua mulher, encontrasse o menino sozinho. O bebê chorava, chorava, chorava. Com pena da criança faminta, a deusa lhe deu o peito. Ele sugou com tanta força que ela o afastou com rapidez. Um esguicho de leite subiu ao céu e se esparramou pelo firmamento. Assim nasceu a Via Láctea. É o caminho que os heróis seguem pra entrar no palácio de Zeus, lá no Olimpo.   Por falar em láctea…

Leite formou baita família. Alguns parentes se escrevem com c. É o caso de lácteo, lactose, lactação. Outros dispensam a letra. Leitoso, leiteiro, leiteria servem de exemplo. A promiscuidade se explica. A primeira turma deriva do latim lac ou lacte lactis. A segunda, da evolução da língua dos Césares.