Palmas

Publicado em Geral

“O último volume da biografia de Lira Neto confirma que, havia mais de duas décadas, Getúlio Vargas contemplava o suicídio como única forma de vencer a derrota”, escreveu a Veja na pág. 122. Palmas. A revista escapou da cilada do verbo haver na contagem de tempo.

O haver indica tempo passado: Cheguei há duas horas. Viajou há pouco mais de um mês. Trabalho nesta empresa há uma década.

Muitos pensam que contar o tempo é exclusividade do presente (há). Bobeiam. Vez ou outra, o havia pede passagem. Trata-se da correlação verbal. Imperfeito pede imperfeito. É o caso da Veja. O pretérito imperfeito contemplava pede o irmãozinho havia: … havia mais de duas décadas, Getúlio Vargas contemplava o suicídio.

Mais exemplos? Ei-los: Encontrava-se às escondidas com a prima havia mais de cinco anos. Trabalhava na mesma empresa havia 10 anos. Havia cerca de três meses que anunciava a venda do apartamento. Só há dois dias conseguiu interessados. Viva!

Sem confusão

Tempo passado pesa. Daí ter uma letra a mais na referência a ele. Tempo futuro é leve. Fica satisfeito só com a preposição a. Compare: Cheguei há pouco (passado). Chegarei daqui a pouco (futuro). As eleições estão próximas. Daqui a menos de dois meses os brasileiros vão às urnas.