Setembro é o mês da Bíblia. É, também, o mês em que se discute a invasão da Síria. A população local reza. Lê o Corão com fé, na certeza de que Alá a escuta. A Bíblia é o guia religioso dos cristãos. O Corão, dos muçulmanos. Ambos têm características comuns. Uma: estão cheios de sabedoria. Outra: têm o mesmo significado. Querem dizer livro. Bíblia vem do latim biblia. A língua dos Césares importou o nome do grego bibliá — livros santos. Corão ou Alcorão vem do árabe al-qur´ãn — livro sagrado.
Rastro livresco
Biblia formou senhora família. Todos os membros dela nascidos têm relação com livro. É o caso de bibliografia (relação de livros), bibliófilo (amante dos livros), bliblioteca (coleção de livros), bibliofobia (pavor a livros), bibliomania (hábito de comprar e colecionar livros), bibliópola (livreiro). E por aí vai.
Com ou sem?
Corão e Alcorão — dissílabo e trissílabo merecem nota 10. Vale a curiosidade. Em árabe, al é artigo. Ele aparece em montões de importados da língua de Maomé. Algodão, álcool, alfaiate, alfazema, alfândega, almoxarifado servem de exemplos. Conclusão: Corão é a forma sem artigo. Alcorão, com artigo.