O senhor inverno bate à porta

Publicado em Geral
 

Uiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiii! O inverno chegou. Junho, o mês festeiro, é também o senhor dos ventos cortantes, dos tapetes de neve e das temperaturas de bater o queixo. Convida ao aconchego. Busca agasalhos generosos. Pede bebidas quentinhas. Caldos, chás e chocolate fazem a festa. O trio abafa em casa e na rua. Cafés, restaurantes e lanchonetes fervilham de fregueses ansiosos por acariciar a alma.
 

É inverno. Estação tão diferente das demais gera curiosidade. Por que os termômetros mudam tanto? A questão vem de longe — desde que o mundo é mundo. Os gregos acharam a resposta. A explicação envolve três personagens: mãe, filha e o deus dos subterrâneos. No meio, o destino. O fado mexeu os pauzinhos e… deu no que deu.

 
 

Os três reinos

Quando o mundo nasceu, há muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos e muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitos anos, os poderosos o dividiram em três reinos. O primeiro era o Olimpo. Ali viviam os deuses e heróis. Zeus mandava por lá. O segundo eram os oceanos. Nos mares, rios, lagos e fontes, reinava Posêidon. Ele dominava peixes, jacarés, tubarões, lobos marinhos. O último era o Inferno. Hades governava o pedaço. Todas as pessoas que morriam iam para aquele lugar.

 
 
O deus se apaixona

Perséfone encantava a todos por sua alegria e beleza. Era filha de Zeus, o deus dos deuses, e de Deméter, a deusa da agricultura. Um dia, ela veio à Terra dar uma voltinha. Hades, o senhor dos mortos, a viu. Apaixonou-se na hora. Então, sem mais nem menos, o chão se abriu e engoliu a garota. Antes de desaparecer, ela soltou um grito desesperado. A mãe ouviu.

 

Deméter procurou a filha durante nove dias e nove noites. Não a encontrou. Inconformada, consultou Hélio, o sol, que tudo vê. Ele sentiu muita pena da mãe. Falou-lhe do rapto. Ela se indignou. Disse que não voltaria ao Olimpo sem a filha.

 

A deusa da agricultura deixou de cumprir os deveres. Sem alimentar a Terra, faltou comida. Os homens passaram fome. Hermes, mensageiro de Zeus, prometeu trazer Perséfone de volta. Com uma condição: que ela não tivesse provado o alimento dos mortos. A moça voltou. Mas ficou pouco tempo. Ela havia comido sementes de romã. Hades a levou de volta.

 

Zeus, então, arranjou uma saída. Todos os anos, Perséfone fica com a mãe durante nove meses. A Terra festeja com a primavera, o verão e o outono. Nos outros três, fica com o marido. Nesse período, a Terra se cobre de gelo. Os grãos não crescem. É o inverno.