Use estada pra pessoas. Estadia, pra navios, carros: A estada de Lia no Brasil foi curta. A estadia do navio no porto durou três dias.
Moçada, confundir é proibido. Bichos, vestidos, pianos têm cauda. O doce, calda.
Mandado ou mandato de prisão? A Justiça manda. Expede mandado de prisão e outros. Pra lembrar, valem palavras do mesmo time: pau-mandado, bem-mandado.
Gente, olho vivo! Acento, com c, é o sinal gráfico (agudo, grave, circunflexo). Assento, com ss, é o lugar onde a gente se senta: assento 2.
Acender é o contrário de apagar. Ascender, o oposto de descer: Acendi a luz. Paulo ascendeu rápido na carreira.
Ops! Que cilada! Vultoso significa alto, elevado. Vultuoso, atacado de vultuosidade — congestão facial.
Sabia? Pião é o brinquedo com forma de pirâmide. Daí o i. Peão vem de pé. Em Portugal = pedestre. Aqui, trabalhador rural.
A gente come colchão mole ou coxão mole? A palavra vem de coxa: Comprei um quilo de coxão mole. Prefiro coxão mole a coxão duro.
Moral tem dois gêneros: o moral (= astral), a moral (= ensinamento): O moral do time está baixo. Qual a moral da fábula?
Ouve ou houve? Os dois. Ouve é o verbo ouvir; houve, haver: O juiz julga o que houve, não o que ouve._
Meio = metade? Então se flexiona: É meio-dia e meia (hora). Ela diz meias verdades. Comprei duas meias-entradas. Eles são meios-irmãos.
Meio = um tanto? É invariável: Parecia meio apressada. Estou meio ansiosa. Estão meio sonolentas. Com o tempo, ficamos meio brincalhonas.
Tsunami é substantivo masculino: Dilma fala em tsunami monetário. Países da Ásia temem novo tsunami.
Respeito, por favor. Mascote é nome feminino e não abre: O tatu-bola é a mascote da Copa verde-amarela.