O filho do peixe

Publicado em Geral

Mensagem

 

As palavras são como as pessoas. Umas e outras adoram pregar peças. Quando a gente cai na armadilha, as gozadoras morrem de rir. É o caso do verbo reaver. Ele tem toda a pinta de ser derivado do verbo ver. Mas não é. Você sabe quem é o pai dele? Então marque a opção certinha:

vir haver  

E daí?

Marcou a letra b? Viva! Reaver é filho de haver. Significa haver de novo, recobrar, recuperar: A casa de Maria foi assaltada. Os ladrões levaram dólares e jóias. A polícia os prendeu. Mas não conseguiu reaver nada.

Reaver tem um grande defeito. É preguiçoso que só. Por isso, joga no time dos verbos defectivos. Não se conjuga em todos os tempos e modos. Com ele, só têm vez as formas em que aparece o v, de haver. No presente do indicativo, por exemplo, apenas o nós e o vós ganham passagem: nós reavemos, vós reaveis.

O indolente não tem o presente do subjuntivo. Mas exibe todas as pessoas do passado e do futuro: reouve, reouvemos, reouveram; reavia, reavias, reavíamos; reaverei, reaverão; reaveria, reaverias, reaveríamos, reaveriam; reouver, reouveres, reouvermos; reouvesse, reouvéssemos.

E por aí vai.

Exemplos

O pai reouve a confiança do filho. Sempre que possível, ele reavia o dinheiro perdido no jogo. Ainda reaverei os pontinhos que perdi na prova. Quando reouver as jóias, Maria vai vendê-las. Se eu reouvesse minha herança, faria longa viagem pelos cinco continentes. Adeus, monotonia!  

Olho vivo

Cuidado com as tentações. Reavê, reaviu, reaveja não existem. Seriam derivados de ver. E reaver vem de haver. Mas não fique triste. Eles não fazem falta. Recuperar ou recobrar os substituem numa boa.   Teste

Merece nota mil a opção:

a. O comerciante reaviu o carrou roubado.b. comerciante reouve o carrou roubado.

***

A resposta? É a B, claro.