O cahorro e os bois — o egoísmo

Publicado em Geral

Mensagem

Era uma vez…

Você sabe o que é manjedoura? É a casa do gado. Lá existe muito feno, delícia que só cavalos, bois, vacas e carneiros comem. Um dia, um cachorro entrou lá e lá dormiu. Quando os bois chegaram, mortos de cansaço de tanto trabalhar, o cão acordou. Furioso, começou a latir e rosnar. Não deixava os coitados entrarem nem pra comer.

Os bois espiaram lá dentro. Havia montões de ossos e carne. Era comida só de cachorro porque boi é herbívoro, só come erva. Muito sério e triste, um deles olhou pro invasor e disse:

__ Que egoísta! Você não come feno. Nós comemos. E estamos com muita fome e você não nos deixa entrar. Por quê?

O cachorro não teve tempo de responder. É que apareceu o fazendeiro e viu tudo. Pegou um pau e enxotou o cão. O egoísta não teve tempo nem de pegar um osso ou um pedaço de carne. Está arrependido até hoje.

*

Enzo, João Marcelo, Rafael, Mariana, Malu e Ítalo são bons amigos. Eles queriam fazer um livrinho de pano. Tinham o tecido, as linhas e os enfeites. Mas não tinham agulha. Pediram uma emprestada pro Paulo, que era vizinho deles. O Paulo ia viajar, não precisaria da agulha. Sabe o que aconteceu? O Paulo não emprestou. Que egoísta, não é?

*

Moral da história: não tire dos outros o que você não pode aproveitar.