Resumo da ópera
Márcio Cotrim
Expressão de berço italiano, em que a palavra ópera antigamente servia para referir-se não só a qualquer obra arquitetônica ou literária, mas também a todo trabalho de fortificação para a defesa de uma posição militar.
A partir do século 17, passou a designar a obra dramática musicada, geralmente desprovida de partes faladas, composta de recitativos, árias, coro, às vezes balé, sempre com acompanhamento de orquestra. Com a popularização do teatro lírico, a palavra ópera assumiu-se lentamente como sinônimo desse tipo especifico de manifestação artística. Como as óperas geralmente eram longas, seus produtores e organizadores passaram a publicar livretos com o chamado resumo da ópera. A expressão, pelo uso constante, acabou sendo utilizada para fazer referência ao resumo de qualquer projeto ou material. Comentaristas econômicos como Carlos Alberto Sardenberg, da CBN, têm o hábito de, após analisar determinado assunto, fazer, em poucas palavras, o chamado resumo da ópera e suas possíveis repercussões, favoráveis ou não. Se a ópera é bufa, pode nem merecer comentário. Mas, pela polêmica despertada, como a saudade, a curiosidade mata a gente.