Quem diria, hein? Sílvio Santos virou manchete. Não por falar de baús, amores ou dinheiro. Mas por notícias ligadas ao PanAmericano, de propriedade do apresentador. A Caixa comprou parte do banco. Mas se descobriram fraudes nas movimentações da instituição.
O assunto trouxe à tona o prefixo pan. As três letrinhas dão ideia de totalidade. Os Jogos Pan-Americanos, por exemplo, agregam os habitantes das três Américas. O movimento pan-arábico junta os povos dos 23 países que falam arábe. Os defensores da pan-negritude buscam a união dos afrodescendentes espalhados mundão afora.
Como escrever palavras com o sufixo agregador? Pan pede hífen quando seguido de vogal, h, m e n. Assim: pan-africano, pan-asiático, pan-eslavismo, pan-helênico, pan-mágico, pan-navegação. Por falar em pan…
O professor ensina. Nós aprendemos. Antes de p e b, usa-se m (bomba, pomba). A razão é generosa — facilitar a emissão do som. Para pronunciar o m, usamos os dois lábios. O mesmo processo ocorre com o p e o b. O pan não foge à regra. Antes das duas consoantes bilabiais, troca o n pelo m. Exemplo? Pambrasilidade e pambabilonismo.