Novidade na velha nova novela das sete

Publicado em Geral




Na vida nada se cria. Tudo se recria. Ou se copia. Ou se recicla. A nova novela da Globo serve de exemplo. Os mais vividos se lembram do folhetim de Cassiano Gabus Mendes que foi ao ar lá por 1985. A história dos costureiros rivais volta reescrita por Maria Adelaide Amaral e interpretada por atores da moda. Entre eles, Alexandre Borges, Murilo Benício e Cláudia Raia.
O nome se mantém. Mas a grafia muda. Antes da reforma ortográfica, tititi se escrevia assim — tudo junto. Agora exibe hífen. Virou ti-ti-ti. Por quê? Ganharam tracinho os compostos formados com elementos repetidos de formas onomatopeicas que mantêm o acento. É o caso de blá-blá-blá, zum-zum, cri-cri, reco-reco, tique-taque, zigue-zague, zigue-zigue.  
Palavras sonoras

Onomatopeia? O que é isso? O dicionário responde. Palavra cuja pronúncia imita o som natural da coisa significada. Exemplos? Há montões. Au-au, late o cão. Miau-miau, geme o gato. Tique-taque, alerta o relógio. Toque-toque, bate o visitante com pressa de entrar.
Mais? Pois não: murmúrio, sussurro, cicio, chiado, mugir, pum, reco-reco, fofoca, trouxe-mouxe.   Filhotes
O adjetivo derivado de onomatopeia? O danado tem duas formas. Uma: onomatopaico. A outra: onomatopeico. Reparou? O ditongo aberto ei perdeu o acento. Tal como em ideia, assembleia, epopeia e ateia, em onomatopeia e onomatopeico o grampinho bateu asas e voou. Olho vivo! Ele deu adeus nas paroxítonas. Permanece firme e forte nas oxítonas — papéis, cartéis, fiéis.