As palavras mais faladas na semana? São duas. A primeira vem das Olimpíadas. Trata-se da amada por atletas, técnicos e países. O que é? O que é? É ela — a medalha. A segunda vem do Supremo Tribunal Federal. Acusação e defesa dos mensaleiros não se cansam de repeti-la. Trata-se de quadrilha. Ambas têm derivados. São filhotes que mantêm a marca da família — o lh. A duplinha aparece na cara da meninada: medalhão, madalhinha, medalhazinha, medalhista, medalhística; quadrilheiro, quadrilhinha, quadrilhazinha, quadrilhona.
Seja esperto. Descuidados costumam deixar o h pra lá. Perdem pontos. Não caia na deles. Filho de peixe, como bem diz o povo sabido, peixinho é. Sabe nadar. Escreve e pronuncie o lh.
Por falar em pronúncia…
Advogado, administrador & cia. sofrem maus-tratos históricos. A sílaba ad- termina em d (ad-vo-ga-do, ad-mi-nis-tra-dor). Muitos estranham a ausência de vogal. Não deixam por menos. Acrescentam um izinho no final. Dizem ad(i)vogado, ad(i)ministrador, etc. e tal. Nada feito. A pronúncia nota 10 dispensa o penetra. Xô!