O corpo ensina a lição à língua. Funções iguais têm estruturas iguais. Temos dois ouvidos. Eles desempenham o mesmo papel. Ouvem. Temos dois olhos. Um e outro veem. Temos duas narinas. Ambas cheiram. Temos dois braços. A duplinha abraça. As duas pernas? Andam. Os 10 dedos? Seguram.
Boa aluna, a língua vai atrás. Se a oração tem termos compostos, todos terão a mesma cara. Se um for substantivo, os demais serão. Se adjetivo, idem. Se oração, também. Quer ver?
Bons exemplos
Paulo, Luís e Maria assistiram ao show de Maria Bethania. (A oração tem três sujeitos. Os três são substantivos — Paulo, Luís, Maria.)
Ver e ouvir é o segredo do bom repórter. (A oração tem dois sujeitos. Ambos verbos no infinitivo — ver e ouvir.)
O presidente declarou sua satisfação com a chegada dos chefes de Estado a Brasília e a certeza de que o Brasil fará bons negócios. (O verbo declarou tem dois objetos. Os dois começam com substantivo. Um: a satisfação com a chegada dos chefes de Estado a Brasília. O outro: a certeza de que o Brasil fará bons negócios.)
O presidente declarou que estava satisfeito com a chegada dos chefes de Estado e que tem certeza da realização de bons negócios. (O verbo declarou tem dois objetos. Ambos são orações. Uma: que estava satisfeito com a chegada dos chefes de Estado a Brasília. A outra: que tem certeza da realização de bons negócios.)
Mau exemplo
O presidente declarou satisfação com a chegada dos chefes de Estado a Brasília e que o Brasil fará bons negócios. (Viu? Declarou tem dois objetos. O primeiro é substantivo — satisfação. O segundo, oração — que o Brasil fará bons negócios. É o samba do paralelismo doido.)
Lé com cré
Dizer Cúpula América do Sul—Países Árabes? Não. O nome mistura continente com países. Cai na mesma esparrela quem diz “Acordo Europa — Estados Unidos”. Melhor: Acordo Estados Unidos — Países Europeus (país com país).
Como respeitar o paralelismo? Há várias saídas:
1. Continente com continente: Cúpula América do Sul — Oriente Médio
2. País com país: Cúpula dos Países Árabes e Sul-Americanos
3. Nacionalidade com nacionalidade: Cúpula dos Árabes e dos Sul-Americanos.