Lição de Mandela (1)

Publicado em Geral

Lá do céu, o sorriso de Mandela abraça a Terra. A turma retribui com dança, cantos e cores. Não chora. Lágrimas destoam do homem que honrou o quase um século de vida. Na caminhada, conjugou muitos verbos. Incluir foi um deles. Negociar, outro. Perdoar, o mais flexionado. Foi tarefa hercúlea. Num país dividido e banhado de ódio, unir e curar exigiu engenho e arte.

Gratidão

Nós somos gratos ao mestre. Bons alunos, aprendemos os mistérios dos verbos cheios de idas e vindas. Alguns apresentam pedras na grafia. Outros na conjugação. Outros, ainda, na regência. Mas, como diz o povo sabido, de grão em grão a galinha enche o papo. Vamos por partes.

Vem junto

Incluir pertence à equipe de possuir e retribuir. Eles exigem atenção plena no presente do indicativo. A terminação da 3ª pessoa do singular é i (inclui, possui, retribui). Muitos grafam e (inclue, possue, retribue). Bobeiam. Xô, penetra! Melhor: incluo (possuo, retribuo), incluis (possuis, retribuis), inclui (possui, retribui), incluímos (possuímos, retribuímos), incluem (possuem, retribuem).