Maria Gadú (com acento agudo no u).Pode? (Sebastião Antônio da Silva)
Como diz o esquartejador, vamos por partes. A primeira: oxítonas terminadas em u jogam no time das terminadas em i. Não aceitam acento. É o caso de caju, Aracaju, urubu, tupi, guarani, parti. Gadu se enquadra na regra.
A segunda: Maria Gadú é nome artístico. Não sei se é também o nome da cantora. Ambos gozam de tolerância. Nome artístico é meio fantasia como nome de loja ou de produtos. Está sujeito à ditadura de publicitários. Nome de pessoa, à ignorância de funcionários de cartórios. Se Gadu aparece Gadú na certidão de nascimento da talentosa moça, vale o que está escrito. Se quiser mudar, ela terá de bater às portas da Justiça.
***
Tomei a liberdade de escrever esta mensagem por causa da minha indignação diante de absurdos ditos por aí. Minha formação acadêmica é em tecnologia da informação, portanto, não tenho conhecimento aprofundado da nossa língua. Mas meu ouvido dói quando ouço algo como: “As crianças de rua, elas precisam de apoio e carinho.” “As torres gêmeas, elas foram atingidas por dois aviões.” O pronome está sobrando, não?(Erôni Carlos Simon)
Está. De uns tempos pra cá, o modismo pegou. Parece que o falante quer ganhar tempo. Ou duvida da força do sujeito. A dose dupla incomoda. Xô!