Li no jornal: “A honraria é conferida a quem contribuiu para a fundação da Universidade Federal de São João del Rei e foi entregue pelo reitor Helvécio Reis, em solenidade com as presenças do senador e ex-presidente da República, José Sarney, do governador…”
Minha pergunta: o plural de presença configura erro ou se trata de simples agressão aos ouvidos do leitor? (Orlando Gonçalves de Freitas)
Há substantivos que têm plural. Mas, em certos empregos, dispensam-no. A razão é simples. No plural, eles mentem. Dão falsa impressão. É o caso de nome. Se o jornal anuncia que a universidade divulgou os nomes dos aprovados, informa que cada aprovado tem mais de um nome. Não é verdade. Se escrever que os presentes balançaram as cabeças, será um deus nos acuda. Estará falando de hidras modernas, criaturas com mais de uma cabeça.
O mesmo se passa com presença. Cada convidado só tem uma presença. O mestre de cerimônias anuncia a presença da presidente da República e da primeira-dama. A solenidade contou com a presença de José Sarney e Aécio Neves.