Há tempos noto que redatores cometem erro sistemático de concordância quando falam de porcentagem. É o caso da frase ” … 30% da carne consumida no país tem origem clandestina”. O verbo não deveria estar no plural? (Luiz Carlos Ferraz)
Concordância com porcentagem exige atenção plena. Duas situações podem ocorrer. Uma: o número anteposto ao verbo. A outra: o número posposto ao verbo.
1. Se o número vem antes do verbo, o verbo pode concordar com o numeral ou com o termo que o acompanha: Segundo o relatório, 15% da população absteve-se de votar (concordância com população). Segundo o relatório, 15% da população abstiveram-se de votar (concordância com 15).
Com o número acompanhado de artigo, pronome ou adjetivo, cessa tudo o que a musa antiga canta. A concordância se faz com ele: Uns 8% da população deixaram de votar. Este 1% de indecisos decidirá o resultado. Bons 30% do público vaiaram o show.
2. Se o número percentual vem depois do verbo, adeus, farra. A concordância se faz só com o numeral: Abastiveram-se de votar 30% da população. Tumultuou o processo 1% dos candidatos inconformados com a discriminação.