Fora, Renan

Publicado em Geral

Quem diria! O povo, antes tão cordato, mudou. Convocado pelas mídias sociais, foi às ruas. Cartazes, outdoors e passeatas tomaram contam de cidades de norte a sul do país. O recado era um só: Fora, Renan.

Todos protestavam contra a eleição de Renan Calheiros para presidente do Senado. A razão: envolvido em escândalo, ele renunciou ao mesmo cargo há quatro anos. Agora volta? Qual é, Caribé? Vão longe os tempos em que os brasileiros pareciam ter memória fraca.

Mas nem todos recuperaram o tempo perdido. Muitos se esqueceram de lição que aprenderam lá na escola primária. Ela manda separar o vocativo. O termo mais elitista da oração não se mistura aos demais nem a pedido do papa. O ser a quem nos dirigimos detesta confusão.

Pra evitar tropeços, dá uma dica precisa. Na dúvida, anteceda o termo de ó. Se o monossílabo couber, não duvide. Trata-se de vocativo: Fora, (ó) Renam. Bem-vindos, (ó) senhores da guerra. (ó) Paulo, estude pra passar no concurso. (ó) Deus, (ó) Deus, onde estás que não me escutas? Sabia, (ó) Luís, eu esperava que Lincoln recebesse mais prêmios do que recebeu.