Mensagem
Você se lembra? Em 31 de março de 1964, as Forças Armadas tomaram conta do governo. Foi um deus nos acuda. O presidente João Goulart fugiu pro Uruguai. Deputados e senadores foram cassados. Universitários pararam no xilindró. O medo tomou conta de todos. Cruz-credo! Xô!
Como diz o outro, na história nada se perde. Tudo se aproveita. O aniversário da ditadura não foge à regra. Hoje o golpe militar completa 46 anos. O assunto ajuda a entrar no mistério da contagem do tempo. Dá passagem ao verbo fazer.
Como está seu relacionamento com ele? Na dúvida, faça o teste. Marque as frases que merecem nota mil:
a. Faz 46 anos que os militares tomaram o poder. b. Fazem 46 anos que os militares tomaram o poder. c. Faz poucas horas que ela chegou. d. Fazem poucas horas que ele chegou. e. Ele estuda aqui faz quantos anos?
E daí?
Escolheu as letras a, c, e? Acertou. Você não tem problemas com o emprego do fazer na contagem do tempo. Mas, se preferiu outra opção, abra os olhos. Arregace as mangas e dê uma estudadinha no assunto. No final, ficará uma certeza — o leão é manso como o gatinho lá de casa.
Presente e passado
Fazer joga no time do haver. Os dois indicam contagem de tempo. Nessa função, são impessoais. Só se conjugam na 3ª pessoa do singular. Compare:
A ditadura acabou faz quantos anos? A ditadura acabou há quantos anos?
*
Morei na Europa faz dois anos. Morei na Europa há dois anos.
*
Trabalhamos na IBM faz muito tempo. Trabalhamos na IBM há muito tempo.
*
Cheguei faz pouco. Cheguei há pouco.
*
Moro em Brasília faz pouco. Moro em Brasília há pouco.
Mais exemplos
Faz cinco anos que moro nesta cidade. Faz 46 anos que Brasília foi construída. Faz poucas horas que ela chegou. Ela trabalha aqui faz quantos anos?
Teste
A frase que merece banda de música e tapete vermelho é esta:
a. Faziam meses que tentava falar com o diretor. b. Fazia meses que tentava falar com o diretor. Resposta
Escolheu a b? Viva!
Escolha a frase nota mil:
a. A carta chegou faz três horas. b. A carta chegou fazem três horas. Acertou?
Marcou a letra a? Acertou em cheio. Vá em frente.