“Em 2012, um terço dos acidentes fatais ocorreu por distração dos motoristas.” A frase postada no Twitter pelo Correio Braziliense alvoroçou os leitores. Pintaram duas questões. Uma: o emprego do adjetivo fatal merece nota 10? A outra: a concordância verbal obedece aos mandamentos da sintaxe?
Resposta: sim e sim. Fatal quer dizer que mata. O acidente mata. É fatal. Muitos dizem “vítima fatal”. Bobeiam. A vítima, coitada, morre. Não mata. E a concordância? Nota 1.000. Trata-se do partitivo. O verbo pode dar a mão ao sujeito (um terço) e ficar no singular, ou ao complemento (acidentes fatais) e se flexionar no plural. É acertar ou acertar.
Mais exemplos
Quer mais? Pois não: Pouco mais da metade das obras do Rio está pronta. Pouco mais da metade das obras do Rio estão prontas. Mais de 66% do trabalho foi cancelado. Mais de 66% do trabalho foram cancelados. Boa parte dos alunos fizeram a redação do Enem. Boa parte dos alunos do Enem fez a redação. A maioria da população votou nas eleições. Ops! Sujeito e complemento têm o mesmo número. Resultado: É singular ou singular.