Estudantes perguntam

Publicado em Geral

Por que a crase não foi eliminada pelo acordo ortográfico? Marina Carlos, 15 anos, estudante do 2º ano do ensino médio

Como o nome diz, Marina, o acordo é ortográfico. Só alterou a grafia de palavras. Cassou o trema, eliminou acentos, embaralhou o hífen. De quebra, acrescentou o k, o w e o y ao nosso alfabeto. Crases, concordâncias, regências, flexões não foram nem arranhadas. Ficam como dantes no quartel de Abrantes.

Não entendo muito bem como funcionam as variações da colocação pronominal. Como saber? Kim Santi Passaretti, 17, candidata a uma vaga no curso de direito

A colocação dos pronomes no Brasil se distanciou da norma de Portugal. Atrevida, tomou rumos próprios. Eles se reduzem a duas regras. Uma: não inicie frase com pronome átono. A outra: ponha o pronome sempre antes do verbo. Assim: Dize-me com quem andas que te direi quem és. O visitante se tinha retirado antes da sobremesa. Continuamos a nos exercitar em línguas estrangeiras.

Olho vivo, Kim. Iniciar frase com pronome átono tem dois significados. Um é claro. Quer dizer não começar o período com o fracote: Ofereceu-me aumento de salário. Retirou-se antes de mim. Foi-se embora sem se despedir.

O outro é malandro. Não parece, mas é. Quando ocorre pausa que desampara o pronome, ele vai pra trás. Que pausa? Vírgula ou ponto e vírgula. Compare: Aqui se fala português. Aqui, fala-se português. Agaciel chantageou o senador? Não; refrescou-lhe a memória. Para se retirar, pediu-me autorização.

Qual é a diferença entre adjunto adnominal e predicativo do sujeito? Grazieli Hemielewski de Souza, 21, estudante de cursinho

O nome ajuda a identificar um e outro. Adjunto adnominal quer dizer “que vem junto do nome”. Não importa a função sintática do nome. Pode ser sujeito, objeto, complemento, predicativo. Artigo, adjetivo, pronome que acompanham o substantivo jogam no time do adjunto adnominal. Veja:

A casa amarela é bonita. (A casa amarela é o sujeito. A e amarela acompanham o núcleo, casa. São adjuntos adnominais do sujeito.)

Comprei uma bolsa nova. (Bolsa nova é objeto direto. Uma e nova acompanham o núcleo, bolsa. São adjuntos adnominais do objeto direto.)

Trabalho em lugar seguro. (Lugar seguro é o adjunto adverbial. Lugar é o núcleo. Seguro, o adjunto adnominal do adjunto adverbial.).

Predicativo do sujeito? É o modo de ser do sujeito. Alérgico, não se cola ao sujeito. Liga-se a ele com a ajuda do verbo de ligação: Maria é bonita. Maria está bonita. Maria ficou bonita. Maria parece bonita. Maria continua bonita. Maria anda bonita.

Resumo da opereta: o verbo de ligação faz a diferença.