Como empregar a palavra mesmo? (Victoria Porto)
Mesmo, Victoria, é palavra multiuso. Ela pode ser:
Pronome (significa exato, idêntico): O mesmo aluno saiu. Contou a mesma história várias vezes. Trabalha no mesmo lugar desde que completou 18 anos.
Advérbio (quer dizer justamente, até, ainda, realmente): É lá mesmo que estacionei o carro. Os alunos premiados são mesmo aplicados. Você disse isso mesmo?
Substantivo (significa a mesma coisa. Invariável, só se usa no masculino): Respondeu ao diretor o mesmo que respondeu aos funcionários.
Reforço: Ela mesma comprou o bilhete. Ele mesmo telefonou ao colega. Nós mesmos escolhemos o cardápio.
Olho vivo, Victoria. Não use mesmo no lugar do substantivo ou dos pronomes pessoais — nem dos retos nem dos oblíquos. Compare:
A professora vai definir como avaliará os alunos, ou seja, se os mesmos farão prova objetiva ou discursiva.
A professora vai definir como avaliará os alunos, ou seja, se eles farão prova objetiva ou discursiva.
Antes de entrar no elevador, verifique se o mesmo se encontra neste andar. Antes de entrar, verifique se o elevador se encontra neste andar.
Os grevistas se reuniram hoje pela manhã, mas só amanhã o líder vai divulgar as decisões dos mesmos. Os grevistas se reuniram hoje pela manhã, mas só amanhã o líder vai divulgar as decisões deles.
Ontem encontrei meu ex-marido e convidei o mesmo para um jantar. Ontem encontrei meu ex-marido e o convidei para um jantar.