Escrever certo é fixação

Publicado em Geral

Com x ou ch? S ou z? As dúvidas são muitas. As respostas, escassas. Há poucas regras de grafia. A escrita correta do vocábulo é fruto muito mais de fixação da forma que de memorização de regras. Escrevemos hospital com h não por conhecer a etimologia da palavra ou por termos estudado norma especial. Mas por a vermos grafada dessa maneira.

Por isso, quem lê regularmente escreve os vocábulos do jeitinho que o dicionário manda. Na dúvida, o pai de todos nós socorre. Bem-vindo, Aurélio. Bem-vindo, Houaiss. Bem-vindo Michaelis.

Às vezes, a dúvida bate. Mas não há dicionário por perto. O que fazer? O jeito é rezar para que uma das poucas regras existentes quebre o galho. Quer ver? A seguir, você tem uma série de palavras. Leia-as com cuidado. Se todas estiverem certinhas da silva, escreva V, de verdadeiro, nos parênteses. Se encherem a gente de vergonha, não titubeie. Brinde-as com um baita F, de falso. Sem pena. Depois, marque a sequência nota mil:

( ) louza ( ) pesquisa ( ) gazoduto ( ) atraso

F, F, F, V V, F, V, F V, F, F, F F, V, F, V

Marcou a letra d?Pra lá de certo. Você conhece as manhas do s que soa como z. Preferiu outra opção? Xô! Dê uma estudada na lição para não cair outra vez na esparrela. O vestibular vem chegando. Você sabe: um pontinho faz a diferença.

Ditongo

S ou z? Depois de ditongo, o s soa z: lousa, pausa, ousadia, coisa, aplauso.

Respeito à família

Na língua, a família é todo-poderosa. Todos a respeitam. As palavras derivadas seguem a primitiva. Umas e outras mantêm a grafia original:

pesquisa, pesquisador,pesquisinha casa: casinha, casebre, casarão história: histórico, historinha, historiografia cruz: cruzeiro, cruzamento, cruzar, cruzada

trás: atrás, atraso, atrasar, atrasado gás: gasolina, gasoduto, gasoso

  Cuidado

Não existe a partícula -isar. Tal terminação é consequência da anexação da partícula –ar a nomes que têm s na última sílaba:

bis: bisar catálise: catalisar pesquisa: pesquisar aviso: avisar atraso: atrasar

É isso. A grafia das palavras é sempre um desafio. Maldosas, as letras s, z & cia. dão nó nos miolos da gente. Olho vivo! Não entre na delas. Lembre-se das duas regrinhas estudadas hoje. Uma: depois de ditongo, o s pede passagem. A outra: tal pai, tal filho. A palavra derivada mantém o sou o z da primeira. É pouco. Mas ajuda.