Há pragas que pegam. E crescem. São como fogo morro acima e água morro abaixo. Ninguém segura. É o caso da confusão no emprego das preposições entre e dentre. Por alguma razão que nem Deus explica, o dentre virou moda. Desbancou o entre. Resultado: a meninada, de tanto ver a intrometida no lugar da dona da casa, se embaralha. Acha que o errado está certo. Você joga no time dos confusos? Talvez nem saiba, não é? Para responder com certeza, faça o teste. Leia as frases com atenção. A seguir, assinale as que estiverem certinhas da silva.
a. Dentre a multidão, saiu uma criança ferida.
b. O pássaro começava a surgir dentre o arvoredo.
c. No Egito, existem vários oásis no deserto. Dentre eles, os destaques são para Faium e Kharga.
d. Dentre os vários candidatos a presidente da República, nenhum me convence.
E daí?
Escolheu as letras a, b? Acertou em cheio. Você não foi na onda do modismo. Preferiu outra opção? Bobeou. Mas nem tudo está perdido. Há tempo. Reaja.
A vez do dentre
Entre ou dentre? Quase sempre entre. Dentre tem uso muito limitado. Quer ver?
Dentre significa “do meio de”. É combinação da preposição de com a preposição entre. Para que ocorra o encontro, uma palavra precisa pedir a preposição de e outra entre. É o caso do verbo sair:
O macaco saiu dentre duas árvores.
(Quem sai sai de algum lugar. De onde? De entre duas árovres, do meio das árvores).
Dentre a multidão (do meio da) saiu uma criança ferida.
A vez do entre
Abra o olho. Só nesse caso se usa dentre. Nos demais, é a vez do entre:No Egito, existem vários oásis no deserto ocidental. Entre eles, os destaques são para Faium, Kharga. Entre os vários candidatos a presidente da República, nenhum me convence. O garoto passeava entre os carros.
Teste
Merece nota mil a frase:
a. Dentre os mortos no Haiti, havia militares brasileiros.
b. Entre os mortos no Haiti, havia militares brasileiros.
Resposta
Escolheu a letra b? Oba! Vá em frente.