Adimar é pedófilo ou pederasta? A dúvida assaltou os jornalistas que cobrem a tragédia de Luziânia. Com razão. As duas palavras pertencem à mesma família. Pedagogia e pediatra também são membros do clã. Os quatro têm um elemento comum. É ped. Do grego paidos, ped- quer dizer criança. Pedagogo é o condutor de crianças. Pedófilo, o amante de crianças (antes, não tinha o sentido negativo que tem hoje). Pederasta, o louco por contato sexual entre um homem e um rapaz bem jovem. Pediatra, o médico que trata de crianças.
Moral da história: no início da trajetória criminosa, Adimar abusou de crianças de 7-8 anos. Foi condenado por pedofilia. Solto, atacou rapazinhos de 16-17 anos. Agiu como pederasta. Com ou sem?
Ele matou os jovens a pauladas. Ocorre crase? Ou não? Crase é o casamento de dois aa. Um é a preposição. O outro, em geral, o artigo. Pauladas é substantivo plural. Se estivesse acompanhado, o artigo seria as. A contração, às. Em “a pauladas”, o plural não tem vez. Conclusão: sem artigo, nada de união. Xô, acentinho!