Duas perguntas, duas respostas

Publicado em Geral

Acordo firmado entre mim e o senhor? Ou entre o senhor e mim?(Laís Bragança)

As pessoas do discurso são três. A primeira fala (eu, nós). A segunda escuta (tu, você). A terceira serve de assunto (ele, ela). Qual a mais importante? A primeira. Por isso o mim, pronome de primeira pessoa, tem prioridade sobre os demais: acordo firmado entre mim e o senhor, entre mim e ti, entre mim e eles.

Lembra-se? Antigamente os professores diziam “o burrinho vai sempre na frente”. Jeito deles de ajudar na fixação da regra.

***

Tenho uma dúvida muito comum entre os pernambucanos. Carros do Recife circulam com adesivo no vidro traseiro. O texto diz “Me imitar é fácil, difícil é ser eu”. Diga-me, por favor, a frase está certa? (Ely João Santos Jr.)

Está. Na norma culta, não se inicia período com pronome átono. Mas, no registro informal, o atonozinho circula livre e solto, sem lenço e sem documento. Lembra-se do poema de Oswald de Andrade? “Dê-me um cigarro / Diz a gramática / Do professor e do aluno / E do mulato sabido / Mas o bom negro e o bom branco / Da nação brasileira / Dizem todos os dias / Deixa disso, camarada / Me dá um cigarro.     .