Diquinhas infantis 37

Publicado em Diquinhas, Geral

Aquiles, o herói grego

Tétis tinha um desejo. Queria que o filho fosse imortal. Como? Consultou deuses, mágicos e feiticeiros. Descobriu. Ela teria de mergulhar o bebê nas águas do Rio Estige. Oba! Segurou o garotinho pelo calcanhar e obedeceu à ordem. O calcanhar não se molhou. Virou o ponto fraco do gurizinho.

Com o banho, Aquiles ficou com o corpo fechado. Não sentia dor e nenhuma arma o atingia. Podia levar flechada, tiro, punhalada… não estava nem aí. Certo dia, um adivinho disse que ele morreria na Guerra de Troia. Tétis disfarçou o garoto de menina e o levou pra outra cidade. Não adiantou. O filho cresceu, se apaixonou e contou pra amada que era homem.

Não deu outra. Ele foi convocado pra guerra. Lutou com tanta valentia que se tornou herói. Mas, numa batalha, Páris atirou uma flecha envenenada contra ele. A flecha lhe atingiu o calcanhar. Ele morreu.

A expressão

Aquiles morreu. Mas nos deixou de herança a expressão calcanhar de aquiles. É o ponto fraco de cada um de nós.

O meu, o seu, o dele

Meu calcanhar de aquiles é a garganta. Ela fica inflamada com qualquer ventinho frio.

Qual é seu calcanhar de aquiles? Conte pra nós. ……………………………………………………………………………………. …………………………………………………………………………………… ……………………………………………………………………………………

Nome comum

Aquiles é substantivo próprio. Escreve-se com a letra inicial maiúscula.

Aquiles, que aparece em calcanhar de aquiles é substantivo comum. Escreve-se com a inicial minúscula.   Assinale a grafia nota 10

a. Meu nome é Maria. b. Fiz o doce em banho-maria. c. Joel nasceu no pará. d. Você gosta de castanha-do-pará? Eu adoro. e. Em 1500, o Brasil era rico em pau-brasil.   Resposta Só uma frase não merece nota 10. José nasceu no Pará. Pará é o nome do estado. Escreve-se com a letra inicial maiúscula porque é nome próprio.