Pinóquio, o boneco que queria ser gente
Gepeto vivia só. Um dia, esculpiu um boneco de madeira. Chamou-o Pinóquio. A obra ficou tão perfeita que o velho entalhador nem acreditou no que viu. O garoto mexia os olhos, agitava os braços, sorria e cantava. Quando descobriu pra que serviam as pernas, não deu outra. Fugiu.
Na rua, encontrou um grilo falante. O inseto lhe deu conselhos:
— Você tem de obedecer a seu pai e ir à escola pra ficar bem sabido.
Pinóquio ficou irrritado. Matou o grilo. Ao chegar em casa, vestiu roupas de papel porque o pai havia vendido as roupas de pano pra comprar a cartilha. O moleque foi à escola. Queria ser bom aluno. Mas, no caminho, ouviu uma bela música. Não pensou duas vezes. Vendeu a cartilha pra ver o show dos bonecos.
E agora? Sem vontade de voltar, o boneco de madeira ficou por ali, no teatro. O diretor sabia que Gepeto era muito pobre. Deu cinco barras de ouro pro Pinóquio. E mandou-o entregá-las ao pai. Ops! Ele não entregou. Caiu no conto do vigário do gato e da raposa. Sabe como? Na próxima coluna você vai saber.
Sabia?
Pinóquio é personagem do livro As aventuras de Pinóquio. O autor, que nasceu na Itália, chama-se Carlo Collodi. A obra foi publicada em 1883. Ops! Completou 131 anos.
É árvore
Gepeto escolheu um tronco de árvore bem bonito. Com ele, esculpiu um boneco de madeira que sonhava ser menino de verdade. Chamou-o Pinóquio. O nome quer dizer pinhão.
Profissão
O entalhador, o marceneiro e o carpinteiro trabalham com madeira.
O entalhador cria esculturas.
O marceneiro fabrica móveis.
E o carpinteiro? Diga pra nós.
Resposta
O carpinteiro faz telhados, assoalhos, paredes, cercas e muitas outras obras.
.