Que tempestade! As ondas do mar ficam enormes e violentas. Ops! O navio em que Gulliver viaja afunda. Ele, bom de braçadas, nada até a ilha Liliput. Exausto, dorme. Quando acorda, está amarradinho no chão. Surpresa! Um bando de pessoas pequeninas escalam o corpo dele.
Nenhuma tem mais de 20cm. É mais ou menos o tamanho da caneta BIC. Gulliver tenta se soltar. Não dá. Flechas minúsculas chovem sobre ele. O náufrago faz sinal de que está com fome. Dão-lhe insetos assados e vinho. Mais tarde, ilhéus o arrastam até o palácio do rei. Lá, aprende a língua da ilhota.
Gulliver fica amigo dos moradores do paisinho. Um dia, o palácio da rainha pegou fogo. Ele fzz xixi em cima da fogueira. Viva! O incêndio já era. O visitante gosta dos liliputianos, mas sente saudade de casa. Um dia, vê um barco dando sopa. Pega-o e parte. No bolso, leva lembranças da ilha: 10 bois e seis vacas. Quem é?
Gulliver é personagem do livro Viagens de Gulliver, de Jonathan Swift. Depois do naufrágio, ele chega à ilha Liliput, que fica no Oceano Índico. Caça-palavras
Os liliputianos eram seres minúsculos. A ilha onde moravam era também minúscula. Por isso a gente se refere a ela no diminutivo. O substantivo ilha tem três diminutivos. Sabe quais são? Encontre-os no caça-palavras:
ILHADOILHOTA ILHÉUILHADOS ILHAZINHAILHA ILHINHAILHONA Olha a diferença
Os filhos de Gulliver amam o pai. Por isso o chamam de paizinho. Liliput é um país pequeno. É um paisinho. Complete
O Brasil é um paisão. Não é um …………. Resposta
ILHOTA, ILHAZINHA, ILHINHA paisinho