Diquinhas infantis 12

Publicado em Diquinhas, Geral

Hélio, o deus Sol dos gregos

Hélio tem o rosto perfeito. Olhos, nariz, boca, pele, tudo lindo. Mas o que mais chama a atenção nele são os cabelos. Os fios parecem de ouro. Brilham e iluminam gente, bichos, plantas e tudo o mais. O deus do Sol tem uma obrigação — trazer luz e calor aos homens.

Dia após dia, ele faz uma viagem compriiiiiiiiiiida. Cedinho, pega um carro de fogo puxado por quatro cavalos brancos que soltam chamas pelo nariz. Parte do leste. Percorre o céu em alta velocidade. Ao meio-dia, chega ao ponto mais alto do trajeto.

Começa, então, a descer em direção ao oeste. Aí, termina o trabalho. Exaustos, Hélio e os cavalos mergulham no mar. Nadam muito. Descansam. Entram numa taça de ouro e navegam a noite toda. De madrugada, chegam ao Oriente. E recomeçam a viagem.  

Gira, gira

Durante muito tempo, os homens pensavam que o Sol, estrelas e planetas giravam em torno da Terra. Enganaram-se. Eles giram em torno de Hélio, o Sol. Parece brincadeira de roda. Os astros se dão as mãos. Hélio fica no meio. Todos dão voltas. É o heliocentrismo.   Dose dupla

Hélio é louro. Também se pode dizer que é loiro. Ele tem cabelos cor de ouro. Ou cabelos cor de oiro. Viu? Louro e loiro, ouro e oiro têm duas formas pra mesma palavra. Legal, não?   Família

De cabelo nasceu cabeleira. De cabeleira, cabeleireira. Assim mesmo — com dois ii.