Diquinha infantil 5

Publicado em Diquinhas, Geral

Moisés e o Mar Vermelho

Já imaginou o mar se dividir em dois pedaços? As ondas, de um lado e de outro, formam paredes. Não deixam a água passar. No meio, uma estrada se abre. Dois milhões de fugitivos correm pra lá. Começam a atravessar pra outra margem.

Ops! O exército do faraó vai atrás. Quer trazer os judeus de volta. Eles eram escravos no Egito. Conseguiram escapar. Comandados por Moisés, saíram pelo deserto para chegar à terra prometida. Mas o mar não os deixava passar.

Então, aconteceu o milagre. As águas se separaram e lá se foram eles. Os soldados os perseguiram. Quando entraram no mar, aconteceu outro milagre. As paredes caíram e a estrada sumiu. Eles morreram afogados.  

Êxodo

A história da saída dos judeus do Egito está na Bíblia, no livro Êxodo. Êxodo também é substantivo comum. Quer dizer fuga de muita gente. A seca, a guerra, os terremotos provocam êxodo da população.   O mistério

Você sabe por que o Mar Vermelho se chama Vermelho? Não é por causa da cor. As águas dele são azuladas como a de tantos mares. Mas, de vez em quando, o sol bate e surgem manchas avermelhadas. Dizem que o rubro vem de bactérias que aparecem na superfície. Ou das montanhas de rubi que ficam por perto.   Cor

A cor varia. Pode ser mais forte ou mais fraca. Usamos, então, o adjetivo claro ou escuro. Na concordância, a duplinha tem manhas. Só o segundo muda. Veja:

água vermelho-clara — águas vermelho-claras água vermelho-escura — águas vermelho-escuras

Complete:

sapato azul-claro — sapatos………… mochila verde-escura — mochilas…………… cabelo castanho-claro — cabelos …………….