De volta ao passado

Publicado em Geral

No ar, a desaposentadoria. Projeto reabre as portas do emprego a quem pendurou as chuteiras ou vestiu o pijama. São trabalhadores que desistiram do descanso e retomaram o batente. Contribuem para a previdência, mas não recebem a contrapartida. Com retorno ao passado, poderão aumentar o valor do provento. Vale a pena? Os cálculos dirão.

Antes de chegar à decisão, uma pergunta se impõe. Trata-se do substantivo que dá nome ao ato de voltar atrás. Uns falam em desaposentadoria. Outros, em desaposentação. E daí? Os dicionários registram aposentar. Registram, também, aposentação e aposentadoria.

Verbo e nomes aceitam o prefixo des-, que dá ideia de negação (obediência, desobediência; cumprimento, descumprimento; estímulo, desestímulo). Conclusão: nota 10 para desaposentar, desaposentação, desaposentadoria.  

Minha escolha é…

A língua é um sistema de possibilidades. Generosa, oferece um leque de opções — todas corretas. Nós, falantes, escolhemos a mais adequada. Casa, lar, morada, residência, domicílio, pousada, qual a melhor? Depende do texto. Aposentação ou aposentadoria? Aposentadoria é mais comum. Soa mais natural. Que tal lhe estender o tapete vermelho?