Na frase “a energia percorre grande caminho até chegar a sua cidade”, ocorre crase antes do possessivo? Trata-se de velha dúvida que me atormenta há tempo. Pode me ajudar? (Arthur Quirino Da Silva Neto)
Acredite, Artur. A crase dá nó nos miolos não por causa da preposição, mas do artigo. Antes do possessivo, o artigo não é obrigatório. Posso dizer “meu pai é maranhense” ou “o meu pai é maranhense”. Ora, se o artigo é facultativo, a crase também é. Merecem nota 10 ambas as construções: A energia percorre grande caminho até chegar a (à) sua cidade.
Na dúvida, recorra ao troca-troca. Substitua a palavra feminina por uma masculina. Não precisa ser sinônima. Se na mudança der ao, sinal de crase. Se a, nada feito. Na frase em questão, cabem as duas possibilidades: A energia percorre grande caminho até chegar a (ao) seu destino.
Olho vivo! Há casos em que o possessivo não acompanha o substantivo. Está no lugar dele. Aí, cessa tudo que a musa antiga canta. O artigo exige presença. E, com ele, a crase se impõe gloriosa: Não fui a (à)minha cidade, mas à sua.
Recorrendo ao troca-troca, o limite fica claro: Não fui a (ao) meu país, mas ao seu.