Cochilos da revisão

Publicado em Geral

Flatônio José da Silva

No título “Caso Rendrik – Dois anos de impunidade” (p. 25), saiu o seguinte:

 
1. “Enquanto os magistrados não decidem, o advogado Rendrik Vieira está preso em uma sala do Estado-Maior, com direito à televisão, à geladeira e a banheiro individual, no 19º Batalhão da Polícia Militar, conhecido como Papudinha”.

Corrigindo: …com direito a televisão, a geladeira e a banheiro individual.

Explicação — O acento grave (indicador de crase) sobra porque o “a” é simples preposição, exigida pelo termo antecedente “direito”. Os substantivos femininos televisão e geladeira (termos consequentes) rejeitam o artigo definido porque são empregados em sentido genérico, indeterminado. Note que o substantivo masculino banheiro também está indeterminado e, por isso, rejeita o artigo definido.

 
2. “Cilene está se tratando de doença psicossomática incurável desenvolvida em função do choque que viveu ao perder a irmã”.

Corrigindo: Cilene está se tratando de doença psicossomática incurável desenvolvida em razão do choque que viveu ao perder a irmã.

Explicação — A locução em razão de é causal e equivale a por causa de, em virtude de: Na década passada, as montadoras pararam em razão das greves. / A Justiça tomou a iniciativa em razão do grande número de processos à espera de julgamento. Já a locução em função de deve ser usada com sentido de finalidade ou de dependência como nestas frases: O time jogava em função do adversário. / O político agia em função dos seus objetivos. / Mãe dedicada, vivia em função dos filhos. / Os jovens devem escolher o caminho em função de suas tendências e habilidades.

 
3. “Inconformado com o término do relacionamento e armado com uma pistola .380, o professor a esperou no estacionamento da faculdade onde ela estudava, na Asa Norte, por volta de 15h30″.

Corrigindo: …por volta das 15h30.

Explicação — Como é obrigatório o uso do artigo definido antes de horas, a forma correta é por volta das (locução prepositiva por volta de + artigo as).