Cochilos da revisão

Publicado em Geral

Flatônio José da Silva

No título “Marineiros, o alvo”, saiu este texto:

“A conclusão geral no comando de campanha de Dilma é que não há um percentual seguro de indecisos a conquistar, portanto, a única maneira de adquirir alguma margem de segurança para vencer é tirando votos do senador Aécio Neves, do PSDB”.

Corrigindo: A conclusão geral no comando de campanha de Dilma é que não há um percentual seguro de indecisos a conquistar, portanto a única maneira de adquirir alguma margem de segurança para vencer é tirando votos do senador Aécio Neves, do PSDB.

Explicação – Erro de pontuação: quando no início da oração, a conjunção conclusiva “portanto” pede vírgula antes, nunca depois de si: O aluno é inteligente, disciplinado e estudioso, portanto conseguiu aprovação no último vestibular.

Querendo sinalizar pausa depois de portanto, é preciso aumentar a pausa anterior, ou seja, usar ponto e vírgula ou ponto-final: O aluno é inteligente, disciplinado e estudioso; portanto, conseguiu aprovação no último vestibular. / O aluno é inteligente, disciplinado e estudioso. Portanto, conseguiu aprovação no último vestibular.

Deslocada do início da oração, “portanto” deve ficar entre vírgulas: O aluno é inteligente, disciplinado e estudioso; conseguiu, portanto, aprovação no último vestibular (conjunção deslocada, ou seja, intercalada entre o verbo e o objeto direto). Quando a conjunção está deslocada (e, portanto, entre vírgulas), usamos ponto e vírgula para separar as orações).