1. No título “Mensalão dá o tom do segundo turno” (pág. 2), saiu este texto: “Michel Temer avisou a presidente que fará hoje uma reunião com os diretórios estadual e municipal do PMDB para definir os rumos do partido em São Paulo a partir de agora”.
Corrigindo: (a) Michel Temer avisou à presidente que fará hoje uma reunião com os diretórios; (b) Michel Temer avisou a presidente de que fará hoje uma reunião com os diretórios.
Explicação – Erro de regência verbal: avisa-se algo (objeto direto de coisa) a alguém (objeto indireto de pessoa) – caso (a); avisa-se alguém (objeto direto de pessoa) de algo (objeto indireto de coisa) – caso (b). No texto sob exame, o verbo “avisar” foi equivocadamente construído com dois objetos diretos. 2. No título “Amigo de Cachoeira quer jogo legalizado” (pág. 7), saiu o seguinte: a) “Carlos Alberto Leréia também vai ser cobrado para explicar porque usou um cartão de crédito de Cachoeira para comprar jogos de computador”.
Corrigindo: Carlos Alberto Leréia também vai ser cobrado para explicar por que (motivo) usou um cartão de crédito de Cachoeira para comprar jogos de computador.
Explicação – Escreve-se por que (separado) quando a palavra “motivo” está clara ou subentendida. b) “Pesa ainda contra Leréia uma ligação telefônica em que teria avisado ao bicheiro sobre uma investigação da Polícia Federal.
Corrigindo: Pesa ainda contra Leréia uma ligação telefônica em que teria avisado o bicheiro sobre uma investigação da Polícia Federal.
Explicação – Erro de regência verbal: no caso, a melhor saída é construir o verbo “avisar” com objeto direto de pessoa (o bicheiro) e indireto de coisa (sobre uma investigação da Polícia Federal). No texto original, o verbo aparece com dois objetos indiretos.