No título “Imóveis fantasmas na mira do MPF” (Política, p. 5, 20/9), saiu este texto: “Ainda não recebi o ofício da CPI, no entanto, posso afirmar que vou analisar e solicitar o sequestro se existir algum bem novo”.
Corrigindo: Ainda não recebi o ofício da CPI, no entanto posso afirmar que vou analisar e solicitar o sequestro se existir algum bem novo.
Explicação – Erro de pontuação: existe vírgula antes e não depois das conjunções adversativas (mas, porém, todavia, contudo, entretanto, entanto).
Se se quiser pôr vírgula depois delas (à exceção de “mas”), é necessário aumentar a pontuação anterior, ou seja, substituir a vírgula por ponto e vírgula ou ponto-final, assim: (a) Ainda não recebi o ofício da CPI; no entanto, posso afirmar que vou analisar e solicitar o sequestro se existir algum bem novo; (b) Ainda não recebi o ofício da CPI. No entanto, posso afirmar que vou analisar e solicitar o sequestro se existir algum bem novo.
Outra observação: se deslocadas do início da oração, as adversativas (à exceção de “mas”) ficam intercaladas, ou seja, entre vírgulas, assim: Ainda não recebi o ofício da CPI. Posso afirmar, no entanto, que vou analisar e solicitar o sequestro se existir algum bem novo. Flatônio José da Silva